quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Os 3 Grandes em Números

A primeira volta da Liga NOS 2017/18 chegou ao fim. Um campeonato que tem sido disputado jornada a jornada e com os 3 grandes no topo da classificação como seria expectável. Nos jogos entre eles, está tudo empatado. O F.C. Porto deslocou-se a Alvalade e empatou a zero bolas e o mesmo resultado aconteceu no clássico do Dragão com o Benfica. No derby da 2ª circular houve também empate mas desta vez a um golo.

Existe sempre a ideia que os clássicos são decisivos, mas na minha opinião, este ano serão os jogos com os “pequenos” que vão ditar o campeão. 
Todos os jogos contam e todos os pontinhos irão ser preciosos.

O líder F.C.Porto é um líder incontestado. Acho que a generalidade dos adeptos de futebol pensam o mesmo. Só uma pessoa com cegueira ou por má fé é que não o reconhece. 
E o que dizem os números? No dia 19 de Dezembro de 2017, em conversa com um velho amigo, que podem ler Aqui mencionei alguns desses números. Deixo agora mais alguns:

O Covil do Dragão Está Fechado


A melhor defesa do campeonato apresenta também os melhores números em todos os itens defensivos. Apenas em Oportunidades de Golo Consentidas estamos iguais ao Benfica, 12.
Destaque para os Remates Consentidos, 131, e apenas 35 enquadrados. 
O Sporting é a equipa que permite mais remates e com grande diferença para os dois rivais. Os flancos do Benfica parecem ser mais permeáveis que o dos rivais. Permitiram 274 cruzamentos. Mais 34 que o F.C.Porto, ou seja, mais dois por jogo.

Meter o Pé Sem Medo


Nos itens que nos permite ver a agressividade individual e coletiva, principalmente defensiva, o F.C.Porto também lidera 3 dos 4 itens escolhidos. Destaque para a quantidade de interceções de bola, 272. Mais 86 que o Sporting e mais 63 que o Benfica. Isto dá qualquer coisa como, mais 5,06 interceções/jogo que o Sporting e mais 3,71 Int/jogo que o Benfica. Porém, é o Sporting que consegue recuperar mais vezes a posse de bola, 232.
Em relação a Duelos, o F.C. Porto é a equipa que ganhou mais Duelos, 1127 num total de 2004. Nota para o Benfica que ganhou 925 num total de 1892. Ou seja, as papoilas ganharam 48,9% sendo o único dos 3 grandes que perdeu mais duelos do que o adversário. Só no jogo em casa do líder, perdeu 93 Duelos num total de 157.

Como Chegar ao Rectângulo Mágico



No capítulo da construção de jogo, temos o Benfica como a equipa que mais passes efetua, 8790. Porém, a equipa com melhor eficácia de passe é o F.C. Porto com 81,6% dos passes a chegarem ao destino desejado. Também no item de Passes para Finalização, o F.C. Porto é a equipa que lidera, 219. Isto demonstra que nem sempre a equipa que mais passes realiza é a mais objectiva.
Nota para os Dribles onde o F.C. Porto é a equipa que mais os utiliza. Quem tem Brahimi...
Peço especial atenção para a Posse de Bola do F.C. Porto uma vez que se tem passado a ideia que não gostámos de ter bola.

Dragão a Deitar Fogo


Na parte ofensiva da questão, temos um Dragão a cuspir fogo. A equipa com o melhor ataque do campeonato é também a equipa que lidera 4 dos 5 itens escolhidos. Perde apenas nos Remates Enquadrados. Neste capítulo o líder é o Benfica com 124. Aliás neste capítulo, os jogadores  do Benfica são os mais certeiros com 43,7% de Remates Enquadrados. O Sporting tem 39,7% e o F.C. Porto é o menos certeiro com 38,4%.
Sublinho o item Oportunidades Flagrantes. Aqui o F.C. Porto é líder destacado. Por exemplo em relação à equipa que mais passes faz por jogo, o F.C. Porto tem mais 17 oportunidades de golo. 1 por jogo. Curiosidade, o Porto efetua menos,  aproximadamente, 50 passes por jogo que o Benfica mas cria mais 1 oportunidade de golo flagrante por jogo. Por aqui já se vê um pouco do estilo de jogo que Sérgio Conceição implantou na equipa. 


Seguem as cenas dos próximos capítulos numa 2ª volta que se espera competitiva, emocionante e com muitos sorrisos e lágrimas. Uma coisa parece certa, se o F.C. Porto continuar com este ritmo...em Maio é nos Aliados!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Novo Endereço

Caros leitores, o Bai à Linha e Cruza mudou de plataforma. Peço desculpa pelo incómodo Novo Endereço: baialinhaecruza.wordpress.com ...