sábado, 20 de janeiro de 2018

F.C. Porto 1 - 0 Tondela Vitória Justa Num Jogo Que Podia Ter Sido Fácil

Sérgio Conceição ao contrário do que eu pensava, não poupou ninguém e apresentou a equipa com mais minutos esta época dando assim um claro sinal para este jogo.
Iniciando o jogo a saber que em caso de vitória seria novamente líder, a equipa não fez um primeira parte boa. Entrou com vontade de pressionar o adversário mas muito lenta no processo ofensivo. Apesar da entrada lenta, a primeira oportunidade de golo aparece aos 12’ num remate de Brahimi a sair por cima da barra. Logo no minuto seguinte, um erro da defesa do Tondela e a bola a parar em Marega que isolado não teve problemas em bater Cláudio Ramos. Depois do golo, a equipa continuou igual. Lenta e com passes denunciados que eram fáceis para a defesa adversária.
A equipa do Tondela esteve sempre organizada, trocava bem a bola e com boa agressividade ao contrário de outros jogos. Porém, o único perigo criado foi através de um remate de Tomané que saiu ao lado.
A primeira parte termina com o melhor lance da mesma em que Danilo ganha uma bola no meio campo, avança terreno e numa boa combinação com Corona, este remata à figura.
Resultado justo ao intervalo.
Na segunda parte a equipa entrou mais solta e mais rápida e nos 15 primeiros minutos foi um sufoco para a equipa adversária. O flanco direito melhorou de produção, principalmente Ricardo, e as oportunidades apareceram por esse lado. Todavia, ou por causa de Cláudio Ramos ou pela má finalização dos jogadores portistas, o golo não surgiu. A equipa do Tondela nunca deixou de acreditar e sempre a trocar bem a bola foi conseguindo passar do meio campo e chegar à nossa área. Nota para o número de cantos conseguidos pela equipa adversária, 7. Foi a equipa que conseguiu mais cantos no Dragão.
Apesar de ter baixado o ritmo, o F.C. Porto foi criando sempre oportunidades para marcar o golo da tranquilidade.
Resultado justo num jogo difícil em que a equipa não quis tornar fácil ao falhar muitos golos. Mérito do guarda redes adversário mas também demérito dos nossos jogadores na finalização. 7 oportunidades flagrantes e apenas uma concretizada. 14,3%. Pior percentagem da época até ao momento.
Apenas uma nota para os assobiadores. Acham mesmo que é a assobiar que a equipa vai conseguir ter a calma e lucidez para melhorar o jogo? Inacreditável como na segunda parte, depois de bons 10/15 minutos em que massacramos o Tondela, no primeiro passe falhado, lá vieram os pipoqueiros assobiar.

: Duas reposições de bola perfeitamente escusadas iam borrando a pintura. Começa a perder a confiança perante os adeptos. Nota: Por mim jogava o Casillas mas...assobiar o Sá por alguns erros, não é comigo. Para matar o rapaz não contem comigo. Nem ele nem nenhum diga-se.
Ricardo: Bom jogo do lateral com uma excelente 2ª parte. Rápido e com muitos lances de perigo criados por ele. O melhor a seguir a Danilo.
Felipe: Erro básico na primeira parte no único remate do Tondela neste período. Deixou o avançado receber, rodar e rematar. Não pode Felipe. No ataque teve teve 2 oportunidades de golo em que fez Claudio Ramos brilhar.
Marcano: Mais um bom jogo do central espanhol. Impecável na 2ª parte num lance com Tomané.
Alex Telles: Não foi tão perigoso como noutros jogos. Normal para quem corre tanto em tantos jogos. Todavia fez um bom jogo. Bem a defender e bem a atacar. Nota-se algum cansaço mas ele diz que não.
Danilo: Melhor em campo. Sempre bem posicionado. Pressionou bem e forte nos duelos individuais. Excelente a jogada na primeira parte em que combina com Corona. Está em forma. Muita saúde é o que lhe desejo.
Herrera: Não fez um mau jogo apesar de uma paragem cerebral num passe para trás que parou nos pés de Tomané. Valeu Marcano a safar o Mexicano. Foi consistente durante a partida. Já fez melhor esta época.
Corona: Entrou mal no jogo mas foi subindo de confiança principalmente a tentar o um contra um. Confiança que vai aparecer aos poucos. Subiu de produção na 2ª parte e ajudou Ricardo a criar perigo pelo lado direito.
Brahimi: Exibição q.b. Tendo em conta que treinou limitado não se pedia muito mais. Alguns lances mal decididos e outros bem. Não foi brilhante mas também não foi mau.
Marega: Poço de força e dá sempre tudo o que tem. Foi rato a adivinhar o passe do defesa no lance do golo e na cara do guarda redes não falhou. O mesmo não aconteceu na segunda parte num lance isolado em que não consegue marcar. Bom jogo do gladiador.
Aboubakar: O goleador anda cansado. Mais uma vez não esteve tanto em jogo e não está com a frescura suficiente para executar as melhores desmarcações. Apesar disso, teve 2 oportunidades para marcar. Uma no poste e outra com grande defesa do guarda redes.
Sérgio Oliveira: O meio campo mudou para 3 homens com a sua entrada mas sem que notasse uma melhoria significativa.
Hernâni: Entrou para o lugar de Corona e teve um bom remate que permitiu mais uma boa defesa do guarda-redes.
Soares: Entrada tardia na minha opinião. Precisa de jogar para ganhar ritmo. Vai ser preciso neste ciclo que se aproxima. Excelente num passe para Ricardo a desmarcar este nas costas do defesa esquerdo.

Luís Godinho fez uma exibição ao seu nível. Fraca. Não viu 2 penaltis (Agarrão a Corona e um corte com o braço de Ricardo Costa) embora, na minha opinião, o VAR tenha mais culpa. Neste caso, Artur Soares Dias.

Vitória mais do que justa com um bombom oferecido pelos Tondelenses. Certamente dedicado ao seu Presidente!


Seguimos líderes com mais um ponto e menos um jogo. Apesar de ser notório a abaixamento de forma da equipa, não posso deixar de realçar que vamos com 10 vitórias consecutivas e não perdemos há 20 jogos oficiais.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Novo Endereço

Caros leitores, o Bai à Linha e Cruza mudou de plataforma. Peço desculpa pelo incómodo Novo Endereço: baialinhaecruza.wordpress.com ...